RSS Contact

julho 10, 2011

Hortelã

Hortelã

Hortelã -  Mentha spicata


A hortelã é usada em receitas culinárias de muitos países pelo mundo todo, em chás, em adorno de pratos e composição de saladas, molhos, sopas. Muito utilizada em acabamento e decoração de pratos, principalmente os doces e condimentam pratos árabes.
Sabor picante, adocicada e aromática. Melhor usá-la fresca do que a seca.

Na medicina popular é considerada excelente para tratamento de problemas estomacais, pois é digestiva, além de ajudar no tratamento de diarréias infantís e dores abdominais.

O plantio da hortelã em vaso é bem simples:
Num vaso de tamanho médio colocar proteção de manta geotêxtil no fundo ou pedrinhas com areia úmida, para garantirem a drenagem.
Adicionar o composto orgânico, plantar o torrão e regar.
A adição de composto misturado com adubo animal de gado ou aves curtido será opção, pois se cultivar a planta dentro de casa não poderá colocar, devido ao odor desprendido.
Não esquecer, neste caso, de colocar o vaso junto a janelas onde haja sol direto que a planta necessita.
A hortelã plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas intensifica o sabor e perfume destas e é considerada planta companheira belos benefícios descritos.
Tem também o poder de ser uma planta repelente de insetos de hortaliças como pulgões e besourinhos e poderemos usar deste poder para fazer um chá repelente que não tem nenhuma propriedade tóxica para animais em geral e humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário