RSS Contact

junho 23, 2011

Ideias para um jardim...

Cultivar um jardim é cultivar também nosso modo de pensar sobre tudo o que é vivo.

Todos os jardins nascem da atividade da jardinagem, definida como “a arte de criar e manter plantas, com o objetivo de embelezar espaços, públicos ou particulares” (Wikipedia, 2006).
A jardinagem é também uma atividade que exige concentração, pois para cuidar de uma vida é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes, o que garante o bem-estar da planta, de quem pratica e de quem poderá apreciá-la. O interessante, é que o mesmo tempo que empregado para o cuidado de um outro ser vivo acaba sendo também um tempo nosso, em que estamos em silêncio e mais próximos de nossa essência, como na meditação, contemplando o que há na natureza e dentro de nós mesmos.

Depois que vim pro Japão criei uma atração especial por jardinagem. Este é um dos países que mais admira e propaga a arte da jardinagem em seu território, é dificil não ver uma casa com um jardim, ou se não ouver espaço, vasos com plantas nas portas, janelas. Muito comum os jardins zen que são usados como local de reflexão e meditação. Os arranjos orientais que são vistos nos jardins japoneses fazem representações de elementos do mundo natural, como montanhas, lagos e cachoeiras. Trazem a tranqüilidade e uma idéia de simplicidade.

Estou pesquisando algumas ideias para aplicar em meu quintal, tenho uma boa aréa onde gostaria de colocar uma churrasqueira pro meu marido, um espaço gramado para as crianças e um cantinho para minha pequena horta. O grande problema aqui é no inverno, durante 3 meses tudo fica coberto de neve e conforme a especie não resiste ao frio intenso, aí todo ano temos que replantar tudo novamente.

Gostamos mais de uma decoração rustica, troncos, vasos de madeira, caixotes, rodas de carroça...
Aqui umas ideias que encontrei na net.

Pedras, tenho aos montes, ficam interessantes ao redor das plantas.

Lindo!! Que sensação tomar café logo pela manhã numa mesa dessas.

Uma boa ideia para aquela bicicleta que não se usa mais.
(Foto tirada do Pausas e Reflexões em Rianho, Picos da Europa - Espanha)


E que tal um caminhão de flores??

Vasos de madeira, que charme!

Um barril cortado no meio pra plantar umas verduras.

 Enlouqueci!!! Onde eu consigo uma dessas???? Assim vou entrar em depressão!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário